You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Carregando...




Quem Somos

O Instituto Henfil é uma organização sem fins lucrativos, criado em 2009 por Ivan Cosenza de Souza, filho do artista Henrique de Souza Filho, mais conhecido como Henfil, dedicado à preservação e divulgação do legado do artista. Além de conservar suas obras, o Instituto promove exposições, eventos, publicações e atividades online que levam o humor ácido e a crítica social de Henfil para o público de hoje; faz reflexões por meio de debates, cursos e palestras que convidam a pensar sobre temas como democracia, cidadania, inclusão social e saúde pública, dentre outros, presentes na obra de Henfil e desenvolve projetos, pesquisas e ações por uma equipe multidisciplinar de profissionais com a missão de inspirar, conectar e potencializar a sociedade a seguir movendo as estruturas sociais por um mundo mais democrático, igualitário e humanitário.

Histórico

O Instituto Henfil, fundado no Rio de Janeiro em 2009, por iniciativa do Produtor cultural Ivan Cosenza de Souza, único filho de Henfil, pseudônimo de Henrique de Souza Filho, artista multifacetado que se destacou por suas críticas sociais e políticas, expressas por meio de cartuns, charges, ilustrações, peças de teatro, cinema e livros. Sua obra marcou a história brasileira, especialmente durante a ditadura militar, pela sua perspicácia e humor ácido, que questionavam o regime e defendiam a democracia. Após sua morte em 1988, aos 43 anos, deixou um grande vazio no cenário cultural brasileiro. Mesmo com sua relevância, não havia um local que reunisse e divulgasse sua vasta obra e legado. Com o desejo de perpetuar o legado de Henfil, seu filho, reuniu amigos e admiradores do artista que sentiam a necessidade de criar um espaço que preservasse sua memória e obra, e que promovesse seus valores e ideais, e juntos criaram o Instituto Henfil e muito dos amigos se tornaram conselheiros do Instituto, tais como: Aldir Blanc, Ziraldo Alves Pinto, Wagner Tiso, Arthur Xexeo. Hoje o Instituto Henfil é um importante espaço para a preservação da memória e da obra de Henfil, e por meio suas atividades, o instituto contribui para a promoção da educação, da saúde, da cultura e da cidadania, além de defender os valores de justiça social, democracia e liberdade.

Princípios e valores

Nossa instituição tem valores inegociáveis que incluem o respeito à pessoa humana e toda forma de vida; o comprometimento social com as causas humanitárias; o equilíbrio ecológico, por meio da consciência ambiental, e o repúdio a qualquer forma de autoritarismo. Nossos princípios incluem o diálogo entre diferentes áreas de conhecimento, a difusão do pensamento crítico de Henfil e a valorização da arte e da cultura.

Missão

O Instituto Henfil tem como missão preservar e divulgar a obra e crítica social feita pelo artista Henrique de Souza Filho (Henfil), bem como promover, apoiar e colaborar no desenvolvimento e organização de projetos sociais, científicos, educacionais, ecológicos, de saúde, de direitos humanos, artísticos e culturais, que visam à construção de uma sociedade com valores democráticos, humanitários e de inclusão.


Nossa equipe é composta principalmente por mestres e doutores de diversas áreas, todos com vasta experiência em desenvolvimento, implementação e acompanhamento de políticas, programas e projetos voltados para sustentabilidade democrática e o reconhecimento de direitos firmados em tratados internacionais e leis nacionais que protegem a dignidade e a liberdade de todos os seres humanos.

Conselheiros do Instituto Henfil



Conselho Consultivo

Zuenir Ventura - jornalista
Sérgio Cabral - jornalista
Eduardo Suplicy - político
Paulo Betti - ator
Wagner Tiso - músico
João Bosco - músico
Tarik de Souza - jornalista
Chico Caruso - cartunista



Conselho Fiscal

Nelsinho Rodrigues
José Roberto Marcelo Gibson




In memorian

Ziraldo
Maurício Azevedo
Aldir Blanc
Joffe Rodrigues
Arthur Xexéu
Ricardo Gontijo




Equipe do Instituto

Ivan Cosenza de Souza - presidente
Maria da Glória Souza – vice-presidente
Nelson Vinícius Rodrigues – secretário-geral